Dia histórico: Câmara Municipal de Campo Alegre de Lourdes realiza primeira Sessão Ordinária online
24/04/2021

Pela primeira vez, de forma história, a Câmara Municipal de Campo Alegre de Lourdes realizou no último dia 23 de abril, uma Sessão Ordinária online por conta da pandemia do Coronavírus.

Estiveram presentes o presidente da Casa Legislativa Maruzinho dos Passos e os vereadores Gildemar Mendes Gomes (Dezoito), Hiliomar Dias da Silva, Vanderlei Jose de Sousa, Ana Quésia Dias Borges Almeida, Raimundo Nonato Dias, Luciano Nunes da Silva, Lécio Dias da Silva Neto, Osvaldo José de Sousa, Nelson Duarte Baião e Ailton Mendes Pedroza.

Para dar início aos trabalhos, Maruzinho determinou a leitura da ata da última Sessão Ordinária para conhecimento e aprovação dos vereadores, que por sua vez, deliberaram pela aprovação do documento.

Na ordem do dia, o projeto de Lei nº 006/2021, de iniciativa da Mesa da Câmara, que cria no município, o cargo de Procurador Geral Legislativo, cuja ementa é a seguinte: Projeto de Lei nº 006/2021: “Altera e acrescenta dispositivos à Lei 523/2019 que dispõe sobre a ‘Estrutura Administrativa e Organizacional da Câmara Municipal de Campo Alegre de Lourdes’, nos dispositivos que especifica e dá outras providências”.

O PL obteve 11 (onze) votos favoráveis, sendo assim, foi aprovado, sem emendas.

Outro assunto comentado foi a retomada recentemente pelo município das obras da BR-235, no trecho que liga Remanso a Campo Alegre de Lourdes. Todos os vereadores parabenizaram a Administração Municipal, na pessoa do gestor Enilson Marcelo Rodrigues.

Pela ordem de inscrição, fizeram uso da palavra os vereadores:

Nelson Duarte Baião pediu à população que redobrasse os cuidados na prevenção da Covid-19, demonstrando preocupação com o quadro atual de aumento de casos na cidade.

O vereador Baixinho prestou suas homenagens aos seus primos, recém-falecidos, Ildemar Dias de Macêdo (vítima de Covid-19 em São Paulo) e Ivaldo Dias de Macêdo (vítima de infarto nessa cidade), e à família de dois amigos falecidos do Angico dos Dias.

Por sua vez, o vereador Luciano Amigo agradeceu aos familiares e amigos pelas orações para sua melhora da Covid-19.

Preocupada com os casos da Covid no município, a vereadora Ana Quésia disse da necessidade de convocar o Secretário de Saúde para discutir a situação e cobrar providências urgentes. Ao amigo e companheiro Bicão, a vereadora deixou seus pêsames pela perda recente de dois irmãos.

Hiliomar agradeceu o apoio dos colegas vereadores e do Prefeito pelas obras da parede da Levada, atendendo uma indicação sua. Além do Deputado Cacá Leão pela aquisição de um trator e implementos agrícolas, através de emenda parlamentar, para os povoados de Angico dos Dias e Açu.

O vereador Ailton cumprimentou o Prefeito pelas obras realizadas no município e Osvaldo disse-se favorável ao projeto em discussão.

Já Dezoito ressaltou a importância do PL na segurança jurídica que será dada aos vereadores. Além disso, pediu que o Executivo que empreenda mais esforços pelo beneficiamento e melhoria das estradas vicinais.

O vereador Vanderlei reivindicou do Prefeito as obras de roçagem e o patrolamento das estradas do município, em especial da estrada da Jiquitaia.

Por fim, Mazim agradeceu aos vereadores pela participação e colaboração na 1ª sessão virtual da Câmara, bem como ao Dr. Jurandi pelos esforços e por tornar possível a realização da Sessão à distância

“Agradeço aos vereadores pela participação ativa, bem como a paciência da população, que infelizmente não está podendo participar presencialmente. Com fé em Deus, espero podermos voltar em breve às sessões presenciais. Um excelente final de semana a todos e se cuidem!”, finalizou Mazim.

Autor: ascom