Tribuna Livre é instrumento do exercício da cidadania na Câmara Municipal de Campo Alegre de Lourdes
30/03/2021

Durante as reuniões ordinárias há um espaço reservado para os cidadãos fazerem o uso da palavra na Câmara Municipal de Campo Alegre de Lourdes. Esse espaço democrático é chamado de Tribuna Livre, no qual todos os cidadãos podem se manifestar sobre assuntos que sejam de interesse da comunidade e que podem precisar de alguma intervenção dos vereadores.

De acordo com o Presidente da Câmara de Campo Alegre de Lourdes, Maruzinho dos Passos, a Tribuna Livre é um instrumento democrático, que estimula aproximação e a participação popular.

“A Câmara é a Casa do Povo, por isso é muito importante ter o povo, de fato, ocupando esse espaço para debater políticas. Portanto chamo os cidadãos para usufruírem dessa oportunidade e afirmo que meus companheiros e eu estamos aqui de braços abertos para receber todos que nos procurarem”, disse.

Ainda na oportunidade, Maruzinho falou da importância de abolir o modelo cultural predominante, onde a maior parte dos políticos só ouvem as pessoas em tempos de eleição.

“Por mim esse modelo já era para ter acabado há muito tempo! Logo logo estaremos colocando em prática outro projeto de minha autoria que é a Câmara Itinerante, através da qual vamos até as localidades com as sessões para dar voz ao povo, assim que essa pandemia acabar e com fé em nosso bom Deus isso está próximo!”, disse “Mazim”, como é popularmente conhecido.

COMO FUNCIONA A TRIBUNA LIVRE?

Os cidadãos interessados em utilizar a Tribuna Livre devem fazer a inscrição prévia na Câmara, pessoalmente e por escrito, dizendo sobre qual assunto que irá versar a sua participação, apresentando a documentação pertinente, sendo que a ocupação do espaço será efetivada por ordem de protocolo, sempre que a pauta da Sessão Ordinária da Câmara permitir.

O Presidente da Câmara analisará o pedido, definindo a data da Sessão Ordinária em que o interessado inscrito usará a Tribuna, mantendo-se a preferência da ordem da inscrição.

O espaço da Tribuna Livre é de 20 minutos, divididos em 10 minutos para o orador e 10 minutos para ser questionado pelos Vereadores, sendo que os casos omissos serão julgados pela Mesa Diretora da Câmara de Vereadores.

Uma mesma entidade ou um mesmo cidadão poderá fazer uso da Tribuna Livre uma vez por ano, garantindo, assim, a participação e manifestação de diferentes representações da comunidade e de munícipes na Câmara de Vereadores.